Vidas Cinzas: 15 minutos de ficção e realidade

junho 22, 2020

" Apagaram tudo, pintaram tudo de cinza, a palavra no muro ficou coberta de tinta" -Gentileza, Marisa Monte

DIVULGAÇÃO

Entre a ficção e a realidade, o minidocumentário Vidas Cinzas - ou como é descrito em sua sinopse "falso documentário" - faz um recorte curioso sobre o Brasil. Dirigido por Leonardo Martinelli e com a equipe composta por Jéssica Paola e Pedro de Aquino, o curta teve sua estreia em 2017. Recentemente a obra chegou ao Youtube por meio do canal Meteoro Brasil, que realizou também um bate-papo com o diretor.

No enredo, o cenário é de tensão. Uma decisão política cortou todas as cores do Rio de Janeiro e agora a cidade está cinza, sem vida. Figuras políticas, famosos, pessoas comuns e um jornalista se posicionam contra tal atitude - com exceções -, enquanto a população faz isto nas ruas, perseguida pela polícia do Estado.

Vidas Cinzas (2017) - IMDb
PÔSTER DO FILME

O filme apresenta uma proposta diferente ao misturar elementos da realidade com uma história fictícia, caracterizando-se como pseudodocumentário. Durante o curta alguns detalhes passam gradativamente a sensação de que a história é muito real. Dessa forma, o telespectador fica à mercê de uma resposta que talvez não exista, cabendo a ele uma interpretação individual.

Entretanto, mesmo com esse sentimento de confusão, o documentário consegue envolver a pessoa na história dando-lhe um banquete de metáforas, fazendo alusão à crise política, econômica e social do país.

Desde a participação de Wagner Moura e Flávio Bolsonaro a trechos de manifestações narrados em francês, o filme aborda elementos da cidade maravilhosa, como o carnaval e a paisagem, levantando de bônus - ou não - uma reflexão sobre o turismo brasileiro.

É, não teriam outras palavras para descrever a produção a não ser originalidade e criatividade. Uma obra instigante, e pasmem: realizada de modo independente. Vidas Cinzas é ficção, mas talvez seja uma ficção mais próxima da realidade do que imaginemos.

Quer assistir?! Chega no canal do Meteoro Brasil ⭐ ( ao clicar você é enviado ao vídeo)

PRODUÇÕES SEMELHANTES: Copacabana Madureira 

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários