Artistas, torturem a censura

outubro 06, 2019

CENA RETIRADA DO FILME NISE DA SILVEIRA

Órgão responsável pelo fomento do cinema no Brasil, a ANCINE é de extrema importância. Além de incentivar o audiovisual, fiscalizar e regulamentar, a organização carrega um compromisso daqueles: representar a cultura e a diversidade do povo brasileiro. A Agência Nacional do Cinema é administrada por Christian de Castro, Débora Ivanov, Alex Muniz e entre outros; no mais, existe no órgão um planejamento traçado com alguns objetivos imprescindíveis:
- Promoção do audiovisual brasileiro juntamente às escolas;
- Desenvolvimento e regulamentação do setor audiovisual em benefício da sociedade brasileira;
- Valorização da cultura nacional;
- Representação da diversidade: temáticas regionais, de gênero e raça;
- Sustentabilidade econômica e etc.
CENA DO FILME CIDADE DE DEUS

A INDÚSTRIA CULTURAL E A IMPORTÂNCIA DA ARTE CRÍTICA

No ano de 1920, um grupo de estudantes da Alemanha se juntava, formando o que conhecemos hoje como “Escola de Frankfurt”; entre os intelectuais estava Theodor Adorno e Max Horkheimer, que voltaram os seus estudos para a sociedade capitalista, formulando a Teoria Crítica. Com o enfoque nos meios de comunicação em massa e a influência destes na sociedade, os filósofos fizeram ao longo de sua trajetória uma análise reflexiva acerca do sistema vigente, desenvolvendo com isso o conceito de Indústria Cultural.
FONTE:LOGO MÚSICA

A cultura de massa é tudo aquilo produzido, obviamente: para uma vasta camada da sociedade. Logo, a responsável por essa produção é a Indústria Cultural; haja vista que o controle dessa Indústria é majoritariamente das Elites, estas agregam ao meio cultural seus valores e crenças, disseminando-os para milhares de pessoas. Entretanto, a Indústria Cultural e a restrição dela às pessoas poderosas está diretamente relacionada com a alienação dos indivíduos. Através das “mídias múltiplas” que existem há um constante estímulo ao divertimento (não que isso não seja importante), e com isso o controle do sujeito, que acaba por aceitar as coisas como elas são, gerando uma espécie de conformismo permanente.Portanto, o fomento às produções com viés crítico é de valor gigantesco, pois induz os cidadãos ao pensamento. Afinal, o poder que a arte tem sobre seres vulneráveis é imenso, tanto de modo negativo, como positivo. Existem obras artísticas que alcançam o que nenhuma outra coisa consegue alcançar.

PROBLEMÁTICAS COM O GOVERNO ATUAL

Desde a posse de seu cargo, o atual Presidente vem liberando diversas críticas à ANCINE, ameaçando também extinguir o órgão. Mas, segundo ele, se houver uma moderação no critério de seleção das produções artísticas, a Agência pode até continuar funcionando. Dentre as críticas do magistrado, está o filme Afronte, que posteriormente seria título para uma série dos mesmos produtores. A temática do filme envolve as questões LGBTQIA+ de jovens do Distrito Federal; soma-se a isso a realidade dos mesmos enquanto negros. “Olha, a vida particular de quem quer que seja, ninguém tem nada a ver com isso” – afirma Jair Bolsonaro. As declarações do presidente são totalmente divergentes dos princípios da ANCINE. O que JB propõe é que exista um filtro cultural, que seja evidentemente relacionado aos seus ideais e valores particulares. Por isso, torna-se inválido o apoio a esse tipo de iniciativa, que retira a autonomia criativa dos artistas e consequentemente priva os indivíduos de olhar para além de suas bolhas sociais.

A RIQUEZA DO CINEMA NACIONAL

Para finalizar, enaltecendo o poderio de crítica do cinema nacional e suas representações de múltiplas realidades, fica abaixo dois filmes imensuravelmente marcantes:
 NISE, O CORAÇÃO DA LOUCURA - O filme narra a história da psiquiatra Nise da Silveira e os seus pacientes; através do amor pelo trabalho e da utilização da arte nele, Nise deixou seu legado na luta antimanicomial. A narrativa é feita de forma singular e introduz o telespectador em outra realidade.
QUE HORAS ELA VOLTA? - O filme protagonizado por Regina Casé traz em seu núcleo a desigualdade no Brasil, tratada com muita virtuosidade nas cenas. A personagem Jéssica assemelha-se com a realidade de muitos brasileiros e o modo que ela reage aos fatos é inenarrável. Jéssica é forte e incrível. 

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