O QUE ESSA EDIÇÃO NOS DIZ SOBRE O BRASIL?

outubro 30, 2019



A matéria do JN desta terça feira, levantou grande polêmica ao enunciar o Caso Marielle Franco – assassinada junto a Anderson Gomes, no dia 14 de março de 2018. Segundo investigações apuradas pelo JN, um dos acusados de participar do crime, Élcio de Queiroz, havia entrado no condomínio onde Jair Bolsonaro possui um imóvel, afirmando que visitaria a casa do presidente (informações baseadas em depoimentos e no controle de acesso do local). Após o telejornal, a morte de Marielle tornou-se novamente um dos assuntos mais comentados, correlacionando-a ao atual presidente. O que isso nos diz sobre o Brasil?
FOTO: EXPRESSÃO SERGIPANA

  1. Em primeiro momento, é de extrema importância dizer que as investigações sobre a morte da Vereadora levaram aproximadamente um ano para revelar dados tão importantes, como os que têm sido divulgados recentemente, apontando o descaso do país com um pedido de Justiça pelo assassinato de uma figura tão representativa (pauta que fica para outro momento com a participação de pessoas negras e LGBTQIA+).
  2. O jornalismo é muito poderoso, não é por acaso que é chamado de 4º Poder, influenciando diversos quesitos dentro de um país. No caso em questão, como em muitos outros, ele interfere intensamente na política. No Brasil, torna-se muito complicado definir os interesses dos meios de comunicação, haja vista a arbitrariedade constante. Por fim, o cenário revela um forte atrito entre a mídia e a política do país, basta observar e atentar-se às fontes diversas!
  3. O país tem um presidente sem postura para tal cargo. As palavras de Jair após a matéria do Jornal Nacional revelaram a irritação e o desespero do presidente, assim como em outras situações, o que é gravíssimo. As palavras, as expressões e o gestos do presidente, apresentam constante a desqualificação deste e o assunto em questão é apenas mais um exemplo disso.
  4. Em suma, o país encontra-se em uma verdadeira polarização política. O próprio caso em nota, deve acordar as pessoas para essa estreita divisão do país, pois sempre que surge um tema em debate, raramente há um pensamento semelhante entre as partes, o que é muito perigoso – inclusive em questões básicas de humanidade, o que é ainda pior. Será mesmo que não há mesmo nada em comum entre tantos cidadãos brasileiros?
É muito difícil analisar o Brasil de 2019, mas certamente é possível apurar detalhes demasiado importantes. A polarização política do país vem atingindo graus extremos; o descaso com mortes de corpos negros é constante; o Presidente revela seu perfil despreparado em diversos momentos e a mídia se molda de acordo com a situação. Em síntese, a matéria do Jornal Nacional define o Brasil em poucas palavras… confusão, descaso e um estado de frenesi permanente. E agora, Brasil?

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários